Saiu há pouco tempo uma pesquisa do Ibope junto a população e aos executivos onde o tema era a responsabilidade social e o meio ambiente, o mais engraçado da pesquisa é o dado de que 78% dos cidadãos responderam que procurarão comprar produtos de empresas socialmente responsáveis, MAAAS só 13% dos empresários acreditam que responsabilidade social e sustentabilidade influenciam na hora da compra.
Agora eu paro e me pergunto, a população sabe o que é responsabilidade social e sustentabilidade ambiental? Afinal só 7% dos executivos responderam que suas empresas se sentem socialmente cobradas. Lógico, não se pode cobrar aquilo que não se sabe o que é!
Eu sou muito apegada a parte ambiental e isso vem de muito tempo e sou muito inconformada como a população não está nem ai para esse negócio chamado planeta, todo mundo quer é que a panela de pressão exploda e foda-se. Fico enputecida logo pela manhã quando eu vejo a imbecil que mora na minha rua lavando a merda daquela garagem gigante, ela faz isso TODO DIA, sem contar que a calçada também toma banho diariamente, foda-se que a represa Guarapiranga tá com 50% da sua capacidade, foda-se que São Paulo está coberto por uma massa de ar seca, o importante é a merda da garagem estar lavada!!! Esse tipo de informação se tem de forma mastigada em qualquer telejornal mas as pessoas são tão alienadas que não conseguem absorver e transformar em conhecimento, refletir e falar "poxa, não preciso ficar tanto tempo no banho, posso lavar o quintal ou a garagem uma vez por semana com a água da máquina que serviu para lavar a roupa, posso abrir as janelas e não usar a luz de dia" e por ai vai, sem contar que economizando água e luz você economiza DINHEIRO também.
Outra coisa, esses dias o Ivo teve um grande feito aqui na agência, ele fez essa foto da pilha de papéis que a galera manda imprimir e não recolhe e mandou via e-mail para todo mundo com um texto muito legal e no final dizia EU PRECISO REALMENTE IMPRIMIR ISSO? Cara a galera manda imprimir qualquer coisa, ou então não olha a configuração antes e sai dando OK e depois tem que configurar e imprimir de novo o arquivo, manda imprimir na impressora errada e como não sai na que ele quer fica mandando 500 mil vezes ao invés de olha o nome da maldita impressora e por ai vai, uma opção que eu sempre uso quando é necessário imprimir algo é o rascunho, pego folhas que já foram usadas ou que a galera deixou na impressora e imprimo no verso, economizo o dinheiro da agência que pode vir em forma de participação de lucros para mim no final do ano, economizo árvores e tenho o mesmo resultado afinal aquele papel só vai sair da minha mão para o lixo, só imprimo em folha branca quando é documento importante e que terá envio.
Mas se eu tirar o foco da população e me voltar para as empresas, os meus queridos executivos que são tão inteligentes, tão estudados não passam de idiotas que querem enganar a população se esquecendo que eles fazem parte dela. Eu adoro o banco Real antes mesmo de trabalhar para eles por causa da filosofia adotada, amei desde o principio receber as cartas em papel reciclado, depois vibrei com a idéia da fatura via e-mail pois eu não preciso dela já que faço os pagamentos via internet, ela via e-mail eu consulto vejo se está tudo certo e pago, simples assim, e quando eles inauguraram a primeira agência ecologicamente correta sabendo que o gasto para construir ia compensar no futuro, show! Poxa isso sim é empresa, não esses lixos que fazem uma coisinha para aparecer, usam os problemas ambientais e sociais apenas para ganhar mais dinheiro. Se você conhece algum "executivotário" que não é informado das coisas que acontecem no mundo conte a ele que foi realizado em São Paulo um leilão onde a prefeitura de São Paulo conseguiu vender para um banco holandês seus créditos de carbono por 34 milhões de reais, isso porque o protocolo de Kioto diz que as empresas que não conseguirem reduzir sua emissão de carbono na atmosfera podem comprar a redução de empresas que conseguiram cumprir suas metas e estão emitindo abaixo do que precisam.
Será que agora deu pra entender que esse negócio de sustentabilidade é tão sério que vale milhões? Pois é, o negócio do momento é não destruir o planeta e ser inteligente conseguindo gerar receita com isso, os empresários para seus negócios e os cidadãos para seus bolsos!!!!RECICLEM, ECONOMIZEM ÁGUA E LUZ, GÁZ E GASOLINA, FAÇA O CAMINHO DE VOLTA ANTES QUE SEJA TARDE!!! NÃO PRECISAMOS DE MUITA COISA PARA FAZER O MÍNIMO PELO PLANETA E POR NÓS MESMOS!