Sempre tive vontade de escrever tudo que se passa na minha cabeça nos meus momentos de nada para pensar, ou quando leio algo, ou depois de uma conversa com alguém ou até mesmo quando vejo certas coisas na agência onde trabalho. Ia fazer isso no Word e guardar no meu PC mas decidi compartilhar meus pensamentos, quem sabe eles não sirvam para ajudar alguém, por isso ENJOY IT!!! BOA LEITURA!!!!

segunda-feira, novembro 12, 2007

Maior mais espaço, menor menos espaço! A lógica da violência...

Numa cidade muito perto daqui - que tem problemas que parecem os problemas daqui - Dica: ouça a música Numa Cidade Muito Longe Daqui do Marcelo D2

Como comentei no post anterior, voltando do Rio de Janeiro fiquei muito nervosa (nervosa no bom sentido do calor de uma discussão sadia de idéias) com meu amigo que queria dizer que o Rio é mais calmo do que São Paulo, que as favelas são mais arrumadinhas e afins. Mas vamos parar pra pensar e encarar os fatos, são duas cidades grandes em população: mais de 9 milhões de pessoas habitam a capital paulistana contra mais de 5 milhões da capital carioca, só ai são 80% mais pessoas morando em São Paulo do que no Rio até porque a extensão territorial da capital paulista é praticamente o estado do Rio de Janeiro (não sei precisar a km² e posso estar falando besteira).


Desculpa mas na minha humilde opinião não tem comparação, se SP tem mais favelas do que o Rio eu não sei, mas a organização daqui é diferente até por causa da geográfica das capitais, o Rio é puro morro, enquanto SP é mais plano e as classes sociais são divididas a partir do centro e conforme vai abrindo o raio o pessoal vai ficando mais pobre, o que faz com que as favelas estejam localizadas nos extremos periféricos da cidade enquanto no Rio eu estava numa área nobre com vista para a favela. O Rio é o verdadeiro todo mundo junto e misturado enquanto em SP a exclusão é mais visível, dá pra perceber até pelos ônibus que percorrem só as partes menos nobres em relação aos que passam pelo centro ou pelo jardins por exemplo. Quem não viu a última pesquisa sobre homicídio que indicava um índice baixo para SP em relação as outras capitais? A justificativa era que as áreas nobres não registram esse tipo de caso enquanto a bala come na periferia, na média a criminalidade zero em uma região compensa a criminalidade 1.000 na outra, enquanto o Rio ficou em 1º lugar na mesma pesquisa!

No fim da história cada cidade tem seu problema para resolver, nenhuma é melhor ou pior do que a outra, mas não me venha falar que as favelas do Rio são mais "arrumadinhas" do que as de São Paulo se o ser humano nunca entrou no extremo da periferia pra conhecer... Filho, tem casão dentro do Capão que dá dó de saber que a casa não é valorizada só por causa da localização!

Não tenho muito o que falar, deixei passar tanto tempo para escrever isso que acabou ficando morno meus pensamentos sobre essa história... Quando eu tiver mais o que argumentar eu escrevo de novo.

Nenhum comentário: