Sempre tive vontade de escrever tudo que se passa na minha cabeça nos meus momentos de nada para pensar, ou quando leio algo, ou depois de uma conversa com alguém ou até mesmo quando vejo certas coisas na agência onde trabalho. Ia fazer isso no Word e guardar no meu PC mas decidi compartilhar meus pensamentos, quem sabe eles não sirvam para ajudar alguém, por isso ENJOY IT!!! BOA LEITURA!!!!

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Filosofando sobre a Pepsi no Brasil

Pepsi x Coca-Cola - o valor das marcas no Brasil - Dica: ouça a música We Will Rock You do Queen

Hoje peguei meu horário de almoço para ver alguns vídeos no YouTube, não sabia pelo que procurar ai decidi ver clipes, comecei pela ex-princesa do Pop mas na seleção veio o comercial da Pepsi com Julio Iglesias, Britney Spears, Byoncé e a Pink, em seguida vi um com a Shakira, outro com a Byoncé, Jennifer Lopez e David Beckham e por ai vai.

Comecei então a pensar: cara a Pepsi manda muito bem na sua comunicação mundial, seus filmes são super produções sempre envolvendo cantores e jogadores de futebol que são sensações, não é à-toa que se trata de uma marca tão forte e ai me vem a pergunta - Por que a Pepsi não pegou no Brasil? Será que mesmo usando ícones brasileiros que são conhecidos mundialmente como Ronaldinho e Roberto Carlos a comunicação ainda é distante da regionalização para nós? Se eles fizessem então uma super produção com a Ivete Sangalo e Claudia Leite a coisa iria por aqui? Sinceramente, apesar de não ser uma fã nata de refrigerantes (pelo contrário só bebo acompanhado de álcool) eu tenho preferência pela Pepsi do que Coca-Cola.

O que percebo é que o acerto deles foi na criação das personagens para a Pepsi Twist, cara quem não gosta dos Limões da Pepsi Twist? Eles são divertidos e usam gírias brasileiras sempre! Aí que está o segredo, usar as coisas regionais. Posso falar besteira mas na época que a Pepsi patrocinou o Corinthians as vendas cresceram (quem era corintiano tomava Pepsi), lembro de um comercial muito legal onde apareciam os jogadores beijando o emblema do time e depois mostrava o guri no vestiário colocando gotas de Pepsi no emblema das camisas, nossa achei do caralho esse filme! Não sei se na época era a Almap responsável pela comunicação da Pepsi mas sei que eles mandam bem com os limões, acho um case show, sem contar que tenho como objetivo ter a Almap no meu curriculo (apesar de amar a Talent...rs)!!!

Antes do almoço estávamos aqui conversando com um contato de rádio e falando exatamente sobre comunicação regional, não dá pra falar com o público de São Paulo igual com o público de Porto Alegre ou de Manaus por exemplo, não se pode achar que o Nordeste é um estado, ali se tem várias culturas e devem ser respeitadas da mesma forma que o Sul não é feito só de gaúchos e o Sudeste não se limita ao trecho SP/RJ. Nosso país é tão rico culturalmente e se os anunciantes e agências souberem pegar suas peculiaridades dá pra fidelizar até quem é infidelizável hehehe. Claro, é caro você fazer tudo regional e por isso a propaganda tenta ser neutra para atingir o maior número de pessoas possíveis mas com um esforço dá pra se fazer coisas com um custo moderado e com um retorno grande de um público numa segmentação geográfica.

Eu recomendo a todos procurarem filmes publicitários que marcaram história, é gostoso de se assistir e pensar no real valor do produto e marca.

Nenhum comentário: