Hoje peguei meu horário de almoço para ver alguns vídeos no YouTube, não sabia pelo que procurar ai decidi ver clipes, comecei pela ex-princesa do Pop mas na seleção veio o comercial da Pepsi com Julio Iglesias, Britney Spears, Byoncé e a Pink, em seguida vi um com a Shakira, outro com a Byoncé, Jennifer Lopez e David Beckham e por ai vai.
Comecei então a pensar: cara a Pepsi manda muito bem na sua comunicação mundial, seus filmes são super produções sempre envolvendo cantores e jogadores de futebol que são sensações, não é à-toa que se trata de uma marca tão forte e ai me vem a pergunta - Por que a Pepsi não pegou no Brasil? Será que mesmo usando ícones brasileiros que são conhecidos mundialmente como Ronaldinho e Roberto Carlos a comunicação ainda é distante da regionalização para nós? Se eles fizessem então uma super produção com a Ivete Sangalo e Claudia Leite a coisa iria por aqui? Sinceramente, apesar de não ser uma fã nata de refrigerantes (pelo contrário só bebo acompanhado de álcool) eu tenho preferência pela Pepsi do que Coca-Cola.
O que percebo é que o acerto deles foi na criação das personagens para a Pepsi Twist, cara quem não gosta dos Limões da Pepsi Twist? Eles são divertidos e usam gírias brasileiras sempre! Aí que está o segredo, usar as coisas regionais. Posso falar besteira mas na época que a Pepsi patrocinou o Corinthians as vendas cresceram (quem era corintiano tomava Pepsi), lembro de um comercial muito legal onde apareciam os jogadores beijando o emblema do time e depois mostrava o guri no vestiário colocando gotas de Pepsi no emblema das camisas, nossa achei do caralho esse filme! Não sei se na época era a Almap responsável pela comunicação da Pepsi mas sei que eles mandam bem com os limões, acho um case show, sem contar que tenho como objetivo ter a Almap no meu curriculo (apesar de amar a Talent...rs)!!!
Antes do almoço estávamos aqui conversando com um contato de rádio e falando exatamente sobre comunicação regional, não dá pra falar com o público de São Paulo igual com o público de Porto Alegre ou de Manaus por exemplo, não se pode achar que o Nordeste é um estado, ali se tem várias culturas e devem ser respeitadas da mesma forma que o Sul não é feito só de gaúchos e o Sudeste não se limita ao trecho SP/RJ. Nosso país é tão rico culturalmente e se os anunciantes e agências souberem pegar suas peculiaridades dá pra fidelizar até quem é infidelizável hehehe. Claro, é caro você fazer tudo regional e por isso a propaganda tenta ser neutra para atingir o maior número de pessoas possíveis mas com um esforço dá pra se fazer coisas com um custo moderado e com um retorno grande de um público numa segmentação geográfica.
Eu recomendo a todos procurarem filmes publicitários que marcaram história, é gostoso de se assistir e pensar no real valor do produto e marca.
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