Sempre tive vontade de escrever tudo que se passa na minha cabeça nos meus momentos de nada para pensar, ou quando leio algo, ou depois de uma conversa com alguém ou até mesmo quando vejo certas coisas na agência onde trabalho. Ia fazer isso no Word e guardar no meu PC mas decidi compartilhar meus pensamentos, quem sabe eles não sirvam para ajudar alguém, por isso ENJOY IT!!! BOA LEITURA!!!!

quarta-feira, setembro 26, 2007

O HOMEM & o dinheiro

Consultoria financeira - você pode fazer sozinho - Dica: ouça a música Dinheiro da Patricia Marx

Não são poucas as pessoas que conversam comigo e reclamam de dinheiro, ou melhor, da falta de dinheiro, sem contar da galera que gasta desenfreadamente e depois não sabe porque não conseguem juntar dinheiro ou se livrar de uma dívida.
Uma coisa eu sei que herdei do meu pai, o gosto por poupar, nunca fui de receber mesadas e meu pai sempre me deu muito pouco só que eu tinha os meus métodos de enganá-lo (ele achava aquilo lindo e eu aproveitava) sempre que algo custava 1 real por exemplo eu dizia que custava 1,50 ou 2 reais, comprava o que precisava e o resto guardava para quando sentisse vontade de comprar outra coisa.


Quando comecei a trabalhar a primeira coisa que fiz foi uma poupança, mesmo que todo meu dinheiro se destinasse a roupas e baladas sempre separava um troco para a poupança e foi com esse pouco que tirei minha carteira de motorista.

Um belo dia entrei em uma grande dívida e pensei que não fosse me livrar nunca mais dela, por pura vaidade comprei um celular de 1.550 reais mesmo tendo um salário miséria e o pior fiz em 6 vezes para não pagar juros, quem me salvou nessa foi minha mãe que pagou uma prestação e me tirou do sufoco. Foi horrível e não apronto mais uma dessas, não coloco mais minha perna onde o braço não alcança.

É muito difícil pessoas jovens planejarem o futuro, ainda mais quando se tem o alicerce da família, se o pai ou a mãe serve como fonte nas horas de emergência a coisa rola solta e taca a fazer dívida, ou então compra no cartão de crédito afinal quando se passa o cartão se tem a impressão que aquilo está saindo de graça, ai chega a fatura e você não tem dinheiro e dana a pagar só o mínimo. Resultado: a pessoa começa a contrair dívidas e para sair delas a coisa fica preta.

O que falta é bom senso na galera, planejar o salário seja ele 1 mínimo ou 15 mínimos, o importante é planejar, tenha sempre uma reserva (nem que seja 10% do que você ganha no mês) e faça daquilo seu dizimo, antes mesmo de sacar retire a porcentagem que se refira a sua reserva, com o que resta tenha prioridades, se tem fatura pra pagar PAGUE antes de mais nada, se tem conta de telefone IDEM e JAMAIS deva para o banco, se você está super endividado é mais fácil pegar um empréstimo com juros acessíveis do que pagar juros bancários ou de cartão de crédito que são super altos (hoje em dia qualquer lugar tem empréstimo basta fazer uma boa consulta e escolher a melhor opção para o seu caso), com o que restou do seu salário você vai dosando e pode sair, juntar pra viajar, comprar roubas e por ai vai.

Todo mundo fala pra mim "ah mas por que você não pega o seu carro logo?" e ai eu respondo "porque vou pagar dois e levar apenas um, sem contar a dívida que demorará muito tempo", eu particularmente odeio parcelas, elas são ótimas para a aquisição de bens mas é preciso usar com muito cuidado, as pessoas tem que entender que é necessário ver o que é supérfluo e o que é necessário. Por exemplo, eu quero um carro mais para sair de final de semana do que outra coisa então fica muito mais fácil eu pedir uma carona a alguém ou até mesmo ir de ônibus, trem ou metrô do que ter um carro com dívidas (sim, nada se compara ao conforto do seu carro mas prefiro deitar e conseguir dormir do que esquentar a cabeça com dívida) então enquanto eu não tiver uma grana bacana para pegar um veículo com o menor número de prestações possíveis eu vou ficar sem um carro, já que estou juntando dinheiro e por isso dou prioridade a lugares onde a cerveja é mais em conta e não se paga para entrar, ou então festinhas em casa que cada um da 10 reais e fica tudo certo, festas open bar também são ótimas opções para aqueles que não conseguem ficar sem encher a cara na balada (sempre tem alguma rolando, é só procurar), viagens em casa de conhecidos ou em campings é ótimo pra quem curte uma trip mas tem a grana curta e fazer uma compra antes de sair da cidade é beeeemmm mais barato do que ficar comprando picado no lugar para onde vai. Já ouviu falar em previdência privada? Ah pois é já dizia o Chaves se você é jovem ainda amanhã velho será hahaha por que cito isso? Porque não se deve confiar no INSS para se ter uma aposentadoria tranqüila, por isso ai vai um conselho: faça uma previdência privada e coloque lá pelo menos 50 reais por mês ou você quer ficar trabalhando na velhice? Mais uma coisinha sobre dinheiro, quanto mais se ganha mais se gasta, certo? Então aprenda que quanto mais se ganha mais se pode poupar e dobrar seu ganhos, aprender a poupar é fácil e você não precisa se tornar milionário só que pode pegar investimentos de pequenos riscos e ir poupando, já imaginou ter seu carrinho, sua casa e uma estabilidade de poder tirar umas férias bacanas, comprar algo sem tanta preocupação? Então, não me venha dizer que é difícil que vou mandar você ler o post anterior, comece a pensar no seu futuro, não deixe o dinheiro dominar a sua vida, o transforme em seu aliado e acorda pra vida pois depois dos 25 anos é bom já começar a pensar bem mais sério no futuro, você não é mais adolescente e o mínimo que se espera de ti é que tenha uma profissão (não importa qual) e se você ganhar 100 reais por mês faça o dinheiro render seja poupança, previdência ou qualquer outra forma, coloque seu gerente para trabalhar, procure informações de investimentos no site dos bancos ou entre no site
Como Investir pra saber mais, procure não se individar e compre seus bens necessários um de cada vez.

Agora não me venham mais pedir conselhos financeiros pois consultoria financeira é uma coisa cara e aqui estou dando uma palhinha de graça hahaha ainda não cheguei onde quero mas não tenho dúvida que logo logo vou escrever sobre minhas conquistas financeiras para todos.

2 comentários:

Mah Kaori disse...

caracas, tá foda ler seu blog sempre tomo uma lição de "moral" ... mas essa foi bem interessante.
tu nunca mais passou no meu blog =/

beijocas

Boas Vibrações disse...

mito bem ..vc teve que passar para aprender... e aprendeu direitinho... e acredite coloque seus projetos em um papel ,coloque datas nele e aguarde pelo seu aumento de salario... seu carro...etc...boas vibrações para vc...