Sempre tive vontade de escrever tudo que se passa na minha cabeça nos meus momentos de nada para pensar, ou quando leio algo, ou depois de uma conversa com alguém ou até mesmo quando vejo certas coisas na agência onde trabalho. Ia fazer isso no Word e guardar no meu PC mas decidi compartilhar meus pensamentos, quem sabe eles não sirvam para ajudar alguém, por isso ENJOY IT!!! BOA LEITURA!!!!

terça-feira, setembro 04, 2007

A TV ainda é o Papa das massas

Você viu a Thais ou a Leona por aí? - A moda das novelas - Dica: ouça a música Vaidade da Luciana Mello

Estava reparando hoje, enquanto andava para vir trabalhar, nas roupas que as cocotas estão usando e é impressionante como são parecidas com as roupas da personagem Thais - interpretada pela Alessandra Negrini na novela Paraíso Tropical da Rede Globo - então lembrei da época Leona onde todas as mulheres se vestiam iguais a personagem da Carolina Dickmann na novela Cobras & Lagartos também da Rede Globo e ainda iam além pintando o cabelo de loiro branco e as unhas sempre bem vermelhas, se sairmos da novela e entrarmos então nos reality shows da vida, era impressionante a quantidade de flores horrorosas que estavam vendendo na 25 de Março só porque a tal da Íris usava aquilo no cabelo... Depois de relatar isso paro e penso: como tem gente que diz que a TV está com os dias contados??? Não fecho os olhos para as novas mídias mas a questão é que a TV tem um poder master sobre as pessoas, ela dita como você vai se vestir, se pentear, se comportar e até como você vai falar, sem citar os esteriótipos criados! Para mim, o Brasil está longe de substituir a TV pela internet, nós temos uma realidade totalmente diferente e até mesmo a TV Digital aqui vai demorar muito e sabe por quê? Vejamos a internet, somos motivos de chacota lá fora pois passamos mais tempo na internet do que os outros - sim chacota e não os ban ban bans como pintam por ai, CLARO nossa internet é discada e a nossa banda larga é uma das piores e por isso passamos mais tempo na internet esperando carregar as páginas. Já a TV Digital virá como as outras coisas, primeiro para os ricos e bem depois para as classes mais baixas.

Se eu for falar no campo da publicidade vou concordar com que ouço e leio, teremos que repensar o formato, mas os 30 segundos não vão acabar, eu sou uma pessoa que zapeio muito na TV só que sou uma pessoa que trabalha com pesquisa de mídia e desde o dia que eu vi que o horário político tem a mesma audiência que o Jornal Nacional ali eu percebi que as pessoas assistem sim aos comerciais e elas são impactadas cada vez que a linguagem utilizada é boa e tem atrativos.

Sei que tem pessoas que vão criticar o fato de todos meus exemplos estarem voltados a Rede Globo, o motivo é simples: por mais que os caras tenham nascido de uma forma extremamente duvidosa na época da ditadura, que mascarem muitas coisa (assista "Muito Além do Cidadão Kane) e que mostre a prostituição como uma coisa legal, eles são referencia de organização e são os únicos a conseguirem que 50% das casas com TV liguem em seu canal, não dá pra ignorar os fatos!

O que quero com esse post é dizer que a TV é mais do que um veículo de comunicação, ela realmente diz para você o que fazer e te influencia de uma forma impressionante e quanto mais pobre mais a pessoa se identifica com os artistas da TV, é uma busca de identidade e isso não é uma coisa ruim, pelo contrário, eu não estou descobrindo a pólvora mas sim repetindo a todos que a TV serve para mudar o pensamento e a cultura das pessoas, já imaginou se ela fosse usada realmente para educar, informar e entreter as pessoas? Pena que ela só serve para alienar, então atenção: veja TV mas também leia, saia de casa, converse com pessoas de opinião própria, estude e não se deixe influenciar de forma a se tornar mais um alienado da TV.
Sou uma amante da telinha mas sei criticar até aquilo que eu gosto ;-)

Nenhum comentário: